Ensino Médio

Nossa proposta pedagógica está pautada na concepção filosófica, teológica e educacional do homem como ser social e tem como missão promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, de acordo com os princípios franciscanos, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico. A organização do Ensino Médio segue as orientações emanadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n.º 9394/96; nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parecer 015/98); nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio; e nas orientações do Conselho Estadual de Educação.

Tem como objetivo desenvolver habilidades e competências básicas necessárias à construção da cidadania, fundamentadas em valores cristãos, morais e éticos.

Valendo-se das diferentes linguagens busca facilitar a compreensão e o domínio dos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e transcendentais.

Estimula e orienta o educando a descobrir e a continuar o seu processo evolutivo.

O IESA reconhece que seus alunos do Ensino Médio já possuem saberes e competências acumulados na escolaridade anterior e na sua trajetória de vida, sendo assim, busca mobilizar e ampliar os conhecimentos e habilidades dos jovens, propondo situações significativas de aprendizagem relacionadas com suas vidas, sem esquecer de efetivá-las diante das ciências,articulando-as no tempo, no espaço e no próprio universo do conhecimento, evitando a fragmentação científica facilitando a compreensão da complexidade dos mundos físico e social.

Utiliza dentre outros recursos, a metodologia de projetos que proporciona: a articulação interdisciplinar dos conhecimentos e a construção coletiva, que abre espaço para a reflexão, para o desenvolvimento e aplicação de valores cristãos como a solidariedade e o respeito às diferenças.

Tema norteador do ano: “Bem aventurados os que cuidam da vida”.

1. Projetos interdisciplinares

• Semana Pedagógica
  • Café Literário
  • Visitas e Excursões Pedagógicas